Junta de Missões Mundiais

Brasil, segunda-feira, 01/09/2014 Página Principal
Busca

Capelania: um trabalho reconhecido na América do Sul

Enviar

Missões Mundiais, através de alguns missionários na América Latina, tem investido no trabalho de Capelania que tem levado esperança e salvação a muitas pessoas. Confira um pouco do que Deus tem feito através desse ministério na América do Sul.

O jornal "Mente Abierta", de Montevidéu, publicou uma entrevista com a missionária Clélia de Oliveira em duas páginas, que fala sobre acompanhamento a familiares de pacientes terminais. A missionária dos batistas brasileiros está radicada no Uruguai há 20 anos e, após um período de capacitação, passou a integrar um grupo de voluntários que apoia os capelães evangélicos no país. Ela tem dedicado sua vida nessa importante tarefa.

Segundo a matéria, nas últimas décadas o trabalho de capelania no Uruguai vem diminuindo e, em alguns lugares, desapareceu por completo. Somente poucos hospitais e sanatórios ainda mantêm um trabalho forte e bem desenvolvido. Entretanto, a missionária Clélia está desenvolvendo um trabalho muito interessante na área de capelania no Hospital Evangélico que, nos últimos anos, foi revitalizado com a capacitação de seu pessoal.

A missionária Clélia afirma que a primeira coisa a ser feita, como capelã, é escutar o paciente e seus familiares; procurar entender o drama que estão atravessando e quais são os seus sentimentos. Ela explica que o capelão deve ter o cuidado de observar a particularidade de cada um para, aí sim, oferecer-lhes o que é mais necessário para as suas vidas: o apoio espiritual. "Nós cremos que Deus está conosco e cremos na palavra de Jesus que diz: 'Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados que eu lhes darei descanso'. Deus está aqui e vocês podem crer que Ele quer ajudá-los", diz a missionária Clélia. Segundo ela, para as pessoas que já creem nisso, não se deve questionar sua fé. Pois - entre a vida e a morte - este é o momento de renovação da crença em Deus. É nisto que consiste o trabalho de capelania.

O ministério de Capelania é muito especial, pois visa levar Cristo aos enfermos, aos encarcerados, aos portuários, aos oficiais em quartéis etc - para consolá-los e salvá-los - mas alcança também, os seus familiares. Esse trabalho precisa de sua ajuda. Caso deseje colaborar para a manutenção desse ministério, faça contato com Missões Mundiais da CBB.

Missionários reconhecidos no Chile

O casal Pr. Antonio e Aline Alvares foi certificado pela Capelania da Pastoral Evangélica de Gendarmería, no Chile, pelos serviços prestados dentro do Presídio de San Antonio, na cidade de Valparaíso, onde eles têm levado a mensagem do amor de Deus aos encarcerados. A Capelania Nacional de Gendarmería é uma instituição penitenciária encarregada da ordem, segurança, cumprimento de condenações e segurança dos Tribunais de Justiça do país. O desejo da direção é que outros presídios do país também possam contar com pessoas como o Pr. Antonio e Aline Alvares no trabalho de capelania. Ainda no Chile, o obreiro da terra Bernardo Martinez foi nomeado pela instituição Carabineros de Chile como capelão militar para a região de Arica, no norte do país. Ele presta assessoria espiritual para 1.200 pessoas, desde a direção daquela instituição - que é muito reconhecida no país e no mundo - até os alunos que estão se preparando ali. Por decisão do governo do Chile, cada região terá um capelão evangélico para trabalhar com os Carabineros, Exército, Marinha e Aeronáutica. Este foi um acontecimento inédito!
Publicações
Links

Contribua Banco Bradesco
Ag 1125-8 cc 59000-2

Central do adotante
0800 709 1900
Adicione nossos feeds no seu leitor de RSS Feeds

Saiba mais sobre:

» Missões
» Proclamai
» Radical

O que é RSS?

Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.
Todos os direitos reservados.
Produzido pelo Estúdio Eureca